CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS... carismáticos e avivados?

Porque Católicos?
Pertencemos, por extensão, a Igreja de Cristo, Seu corpo, Sua noiva, Sua lavoura, Seu povo, os Seus convocados, a Jerusalém celeste. Ela é santa, una e universal, ou seja, católica. Esse nome foi dada a Igreja devido a sua catolicidade, já que o povo de Deus não mais era constituído por uma nação, mas por todo o mundo. O termo católico foi instituido para combater a primeira heresia no seio da Igreja, os judaizantes, que queriam restringi-la ao judaísmo, e já era usado pelos apóstolos.
A Igreja escreveu sua história, desenvolveu sua expressão, liturgia, etc. Chamamos isso de catolicidade, e por segui-la, somos católicos.
Por metonímia, chama-se de católico todo católico apostólico romano.

Porque Apostólicos?
Porque perseveramos na doutrina dos apóstolos

Porque Romanos?
É uma conseqüência de ser apostólico, cremos nas doutrinas do apóstolos, de seu líder Pedro e na sucessão apostólica, obedecemos nossa liderança, o Papa, que tem sua primazia em Roma.

Porque carismáticos?
Por fazemos parte da RCC.
Porque avivados?
Porque, por extensão, assim como todo católico apostólico romano, cremos que pela fé, viva e pessoal em Cristo, obtemos a salvação e relacionamento vivo com Deus.

Anunciamos isso de forma relevante ao nosso tempo e espaço, sendo fiel a essência tradicional.
De forma mais restrita, diz-se do conjunto de católicos apostólicos romanos carismáticos, que desconstruiram alguns exageros da RCC e prezam por um retorno a valorização da tradição. Há, ainda, outras peculiaridades na nossa expressão de catolicidade. Porém, é sempre válido lembrar que, assim como franciscanos, beneditinos, etc, somos católicos apostólicos romanos que tem um carisma específico e o enfatiza para edificar a Igreja Católica Apostólica Romana.

História

PRÉ-HISTÓRIA CRISTÃ
A História do Cristianismo tem seu início descrito na Bíblia. A "Pré-História Cristã" se dá na Criação, como podemos ver no Evangelho de São João 1:
"1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio junto de Deus. 3 Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.(...)10 Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu.
Isto não quer dizer que Cristo começou a existir neste momento, pois ele não foi criado, mas sempre existiu, existe e existirá. Nesta "pré-história" descrita no Antigo Testamento, podemos ler sua história predita em diversas profecias.
Já o Novo Testamento descreve nos evangelhos sua história, o seu nascimento, suas Palavras, seus milagres, sua crucificação, etc.
Além dos Evangelhos, em Atos e em algumas epístolas, paulinas e católicas, vemos citações de fatos históricos de sua vida, como a sua ressurreição.
Em Apocalipse vemos sua história futura, como o seu segundo advento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário